19°C 31°C
Pojuca, BA
Publicidade

Com apoio da oposição, Leandro da 29 vence disputa pela Câmara de Pojuca e Luiz Trinchão sofre a sua primeira derrota no legislativo

O vereador reeleito, Leandro da 29, do Republicanos, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Pojuca para o biênio 2025/2026

03/01/2025 às 12h26 Atualizada em 04/01/2025 às 09h24
Por: Redação PN
Compartilhe:
Com apoio da oposição, Leandro da 29 vence disputa pela Câmara de Pojuca e Luiz Trinchão sofre a sua primeira derrota no legislativo

O vereador reeleito, Leandro da 29, do Republicanos, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Pojuca para o biênio 2025/2026. O feito marcou uma virada no panorama político local. Para vencer a disputa, o edil se aliou ao grupo de oposição ao prefeito eleito do município, Luiz Trinchão (PSD). A eleição de Leandro da 29 com o apoio do grupo de oposição é visto por muitos como um rompimento as imposições de Duda Leite e seu grupo que queriam a todo custo reeleger Regis Cardoso. Informações apuradas pelo CN indicam que muitos dos vereadores da base governistas não estavam de acordo com as imposições impostas, mas não tinham coragem de confrontar a vontade do prefeito. Desta forma, a eleição só foi possível porque além de Leandro da 29 outro vereador da base, Jorge Thieres, também se uniu ao grupo de oposição. Para muitos a eleição de Leandro não significa apenas uma vitória, mas uma reação ao autoritarismo e à centralização política de Duda Leite.

Visto que não teria a maioria dos votos, Regis Cardoso retirou a candidatura deixando o caminho livre para Leandro da 29. Desta forma, a mesa diretora da Câmara Municipal de Pojuca ficou composta por: Leandro Jorge Monteiro Nunes-presidente, Jorge Thieres, vice-presidente, Fábio das Virgens, 1º secretário, e Gerusa Laudano, 2ª secretária.

“Temos que tratar a política da forma certa. Não adianta querer impor uma definição importante, que é a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, como um simples jogo. Nós decidimos nos unir para rebater esse tipo de política que Pojuca já não aguenta mais”, disse o presidente eleito da Câmara Municipal.

Após a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Pojuca, os edis deram posse ao prefeito Luiz Trinchão que, na oportunidade, fez o juramento oficial e se tornou o 29º prefeito eleito da história do município. Em outubro, Luizinho Trinchão obteve 12.111 votos (55,85% dos votos válidos) e foi eleito para administrar o Poder Executivo Municipal por quatro anos, ou seja, até 31 de dezembro de 2028.

A cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, além da eleição da presidência da Câmara aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores do município.

Fonte: Catu Notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias