Terça, 25 de Junho de 2024
Cidades Entre Rios

Dia do Meio Ambiente: animais silvestres são soltos na reserva ambiental de Entre Rios

Dia do Meio Ambiente: animais silvestres são soltos na reserva ambiental de Entre Rios

07/06/2024 às 14h54
Por: Redação PN
Compartilhe:
Dia do Meio Ambiente: animais silvestres são soltos na reserva ambiental de Entre Rios

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, Dia 5 de junho, 16 animais silvestres de diferentes espécies foram reintegrados ao seu habitat natural, no município de Entre Rios. A ação aconteceu na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN do Jequitibá, gerida pela Companhia de Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa.

A atividade, realizada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador e coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) contará com a participação de alunos do ensino fundamental da Escola Rural Tina Carvalho, com o propósito de sensibilizar para a preservação da fauna local.

Soltura de animais silvestres em Entre Rios

Foram reintegrados ao ecossistema dois pássaros aracuã-de-barriga-branca, dois gaviões-carcará, duas iguanas-verde, uma cobra jararaca, cinco jiboias, uma cuíca e três sariguês-orelhas-pretas. A RPPN do Jequitibá possui mais de 600 hectares de florestas nativas e sua conservação faz parte de um conjunto de ações contínuas em prol da preservação da Mata Atlântica, integrando também as atividades do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Ferbasa.

Soltura de animais silvestres em Entre Rios

O compromisso da organização é investir para um desenvolvimento sustentável, com ênfase na gestão responsável dos recursos naturais.

“A semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de incentivarmos os jovens a ampliarem o conhecimento sobre as condições ambientais do nosso entorno e as possíveis formas de contribuição para a preservação e enriquecimento da fauna local. O fundamental é cada um fazer uma pequena parte, sejam empresas, representantes dos poderes públicos ou sociedade civil. É salutar o apoio constante do INEMA nesses processos”, destaca Rogério Paixão, Gerente de Meio Ambiente da Ferbasa.

O retorno desses animais para a natureza representa um movimento urgente para o planeta, com impactos significativos na promoção da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas.

Fonte; Acorda Cidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias