Terça, 25 de Junho de 2024
Cidades Alagoinhas

Alagoinhas está entre as 10 cidades mais seguras da Bahia; confira

Localizado no Agreste da Bahia, Alagoinhas se consagra como a 9ª cidade mais segura do estado.

05/12/2023 às 13h02
Por: Redação PN
Compartilhe:
Alagoinhas está entre as 10 cidades mais seguras da Bahia; confira

Foi publicado no site da Casa Vogue no último dia 23 um estudo realizado pelo guia imobiliário MySide que elencou quais sãos as 10 cidades mais segurados para se comprar um imóvel e morar no estado da Bahia.

A Casa Vogue faz parte da editora Globo e é a marca de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Fornece informações de ponta: as últimas tendências arquitetônicas, de interiores e mobiliário e, ainda, os melhores destinos de viagens, programações culturais e experiências gastronômicas.

Agora que você já sabe a importância e a credibilidade que tem a Casa Vogue, voltamos ao assunto principal onde Alagoinhas aparece entre as 10 cidades mais seguras da Bahia. De acordo com a publicação, foram utilizados dados do IBGE e Ministério da Saúde onde se realizou a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes como indicador principal para classificar os municípios.

Vale ressaltar que apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes foram analisadas. Segue ranking completo e algumas curiosidades sobre os munícipios listados como mais seguros da Bahia. Confira:

1) Vitória da Conquista

Liderando o ranking da Bahia, temos a cidade de Vitória da Conquista, que possui 370 mil habitantes – e é o terceiro maior município do estado. Antigamente, a região onde foi construída a cidade era habitada pelos povos indígenas Mongoyó, Ymboré e Pataxó. Os aldeamentos se espalhavam por uma extensa faixa conhecida como Sertão da Ressaca, que vai das margens do Rio Pardo até o Rio das Contas. Uma das características do município que chama a atenção é a presença de antigos casarões coloniais, como a Casa de Dona Zaza e a Casa de Dona Henriqueta Prates, que datam do século 19. O Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, o Museu da História Política e a reserva florestal Poço Escuro são outras atrações turísticas da cidade, que foi fundada em 1840.

2) Paulo Afonso

Fundada em 1958, a cidade de Paulo Afonso se consagra como a 2ª mais segura do estado da Bahia. Com cerca de 118 mil habitantes, o município foi habitado por bandeirantes portugueses chefiados por Garcia d’Ávila nos primórdios do século 18. Uma de suas grandes atrações é a Cachoeira de Paulo Afonso, um conjunto de quedas d'água localizado no Rio São Francisco. Além disso, Paulo Afonso abriga o Museu Casa de Maria Bonita, localizado na zona rural da cidade, mais especificamente no povoado de Malhada da Caiçara.

3) Barreiras

Com cerca de 159 mil habitantes, a cidade de Barreiras ocupa o 3º lugar da lista da Bahia. Atualmente, o município vem se tornando um novo polo de ecoturismo do estado, tendo a Cachoeira do Acaba Vida, com 36 metros de queda livre, e o Rio de Ondas, com 144 km de comprimento, como grandes atrações turísticas. Além disso, imponentes casarões de arquitetura neoclássica, que foram construídos no início do século XX, também estão espalhados pelas ruas do município, fundado em 1891.

4) Itabuna

Itabuna é a 4ª cidade mais segura do estado da Bahia. Fundado em 1910, o município conta com aproximadamente 186 mil habitantes. Uma curiosidade é que Itabuna é a terra natal do escritor Jorge Amado, autor de Capitães de Areia (1937), Gabriela, cravo e canela (1958) e outras obras. Recentemente, em 2019, a cidade presenciou a inauguração do Teatro Candinha Dórea, um grande marco para a área cultural do município.

5) Luís Eduardo Magalhães

Emancipado de Barreiras em 30 de março de 2000, o município Luís Eduardo Magalhães ocupa o 5º lugar da lista. Com cerca de 107 mil habitantes, a cidade possui a agropecuária como um dos grandes motores de sua economia – não é à toa que o município sedia um dos maiores eventos de equipamentos de alta tecnologia destinados ao agronegócio, a Bahia Farm Show.

6) Salvador

A capital do estado da Bahia ocupa o 6º lugar do ranking. Construída sobre uma colina e fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Famosa por sua arquitetura colonial portuguesa, a cidade possui um rico centro histórico – é lá que fica o bairro Pelourinho, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. O município também chama a atenção com seu litoral tropical, abrigando lindas praias, como a do Farol da Barra e a do Flamengo, além de ser um importante centro da cultura afro-brasileira. O Elevador Lacerda, o Museu Náutico da Bahia e a Basílica do Senhor do Bonfim também estão entre os pontos turísticos da cidade de Salvador, que atualmente conta com cerca de 2,4 milhões de habitantes.

7) Lauro de Freitas

Ocupando o 7º lugar do ranking, temos a cidade de Lauro de Freitas, com cerca de 204 mil habitantes. Fundado em 1962, o município tem suas origens nos primeiros tempos do Brasil colonial, em meados do ano de 1552. Localizada na praça principal da cidade, a Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga é um dos pontos mais emblemáticos da cidade, sendo um exemplo da arquitetura barroca.

8) Porto Seguro

Fundada em 1535 e emancipada em 1891, Porto Seguro é a 8ª cidade mais segura da Bahia. Inclusive, o município fica na região onde, oficialmente, os navegadores portugueses chegaram pela primeira vez quando ancoraram no Brasil. A Passarela do Descobrimento, com edifícios coloniais, restaurantes e lojas, é uma das atrações do município, assim como seu centro histórico e o Memorial da Epopéia do Descobrimento, uma réplica em tamanho real de um navio português com jardins botânicos e exposições sobre a história do Brasil. Para completar, a cidade com cerca de 167 mil habitantes, possui lindas praias, como a Praia do Mundaí, a Praia dos Nativos e a Praia de Taperapuã.

9) Alagoinhas

Localizado no Agreste da Bahia, Alagoinhas se consagra como a 9ª cidade mais segura do estado. A história do município começa no século 18, quando um padre português fundou uma capela no território que se transformaria futuramente na cidade. Fundada em 1816, o município ainda desempenhou um papel importante na Guerra dos Canudos (1896-1897), sendo responsável por acolher tropas federais e estaduais, que utilizavam Alagoinhas como rota para o destino final. Hoje, a cidade possui aproximadamente 151 mil habitantes.

10) Juazeiro

Um dos mais importantes núcleos urbanos do Sertão Nordestino, Juazeiro encerra a lista de cidades mais seguras da Bahia. O município fica à margem direita do Rio São Francisco e possui cerca de 235 mil habitantes. Junto com Petrolina, a cidade forma o maior aglomerado urbano do Semiárido brasileiro e do interior nordestino. Além de grutas, cachoeiras e ilhas fluviais de tirar o fôlego, o navio "Vaporzinho", o Museu do São Francisco, a Ponte Presidente Dutra, o Parque da Lagoa do Calu e a Estátua Nego D'água são outros pontos turísticos de Juazeiro.

Fonte: Alagonews com informações Casa Vogue

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias