18°C 27°C
Pojuca, BA
Publicidade

Audiência pública sobre acidente em obra é esvaziada na Câmara de Pojuca

Convocada para esclarecer o acidente ocorrido em 21 de fevereiro deste ano no canteiro de obras do Centro de Cultura da cidade, a sessão contou apenas com a presença do vereador proponente, Fábio das Virgens (PSB), e dois representantes do consórcio responsável pela obra

29/05/2025 às 08h46
Por: Redação Pojuca Notícias
Compartilhe:
Audiência pública sobre acidente em obra é esvaziada na Câmara de Pojuca

A tão aguardada audiência pública marcada para esta quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Pojuca, terminou frustrada. Convocada para esclarecer o acidente ocorrido em 21 de fevereiro deste ano no canteiro de obras do Centro de Cultura da cidade, a sessão contou apenas com a presença do vereador proponente, Fábio das Virgens (PSB), e dois representantes do consórcio responsável pela obra.

O encontro, aprovado em sessão ordinária anterior, tinha como objetivo ouvir os responsáveis pelo Consórcio Pojuca — empresa vencedora da licitação da obra orçada em R$ 22 milhões — sobre as circunstâncias do soterramento de dois trabalhadores no canteiro, localizado atrás do Centro de Treinamento 3. As vítimas foram resgatadas com vida graças à atuação rápida do SAMU, da Polícia Militar e de colegas de trabalho.

Em entrevista exclusiva a Zoom TV, o vereador Fábio das Virgens lamentou a ausência dos colegas parlamentares, mas garantiu que a audiência será remarcada. “Em respeito aos meus pares, decidi adiar. Mas se, na próxima vez, isso se repetir, farei a audiência sozinho. Esse assunto é sério demais para ser ignorado”, afirmou o vereador, que também é técnico de segurança do trabalho.

Durante a entrevista, Fábio detalhou que houve falhas graves no canteiro da obra. “Já está claro, inclusive por relatórios, que a empresa cometeu erros. Um deles foi a ausência de um anteparo — estrutura básica e obrigatória em escavações. Isso poderia ter causado uma tragédia. Esses trabalhadores passaram minutos soterrados, com a terra comprimindo o tórax e os órgãos. Imagine se fosse um filho, um irmão nosso?”

Segundo o vereador, representantes do consórcio — entre eles os engenheiros Cássio e Sheila — compareceram e concordaram em remarcar a audiência para uma nova data, ainda a ser definida. “Vamos comunicar pelos canais oficiais da Câmara assim que for agendada”, garantiu.

Para Fábio, a ausência dos vereadores compromete a imagem do Legislativo e o compromisso com a segurança do trabalhador. “A Câmara tem o dever de dar respostas à sociedade. Isso não é uma questão política, é uma questão de vida. Se fosse no setor de saúde, transporte ou qualquer outro, deveríamos agir com a mesma responsabilidade.”

A população de Pojuca, especialmente familiares dos trabalhadores envolvidos no acidente e entidades ligadas à construção civil, aguardam com expectativa a nova data da audiência. O caso segue gerando grande repercussão local.

Fonte: Zoom TV

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias