Na manhã desta segunda-feira, dia 26, a Prefeitura de Pojuca promoveu mais um importante encontro do Comitê Técnico de Trabalho Intersetorial para a articulação de políticas públicas e apoio às pessoas com deficiência (PCD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A reunião reuniu representantes de diversas secretarias, do legislativo municipal e de famílias atípicas, reforçando o compromisso coletivo com a inclusão, o cuidado integral e a participação social dessas pessoas e suas famílias.
O objetivo geral da reunião foi planejar, implementar e monitorar ações intersetoriais que promovam a inclusão e o cuidado integral das pessoas com deficiência e TEA, bem como fortalecer a participação ativa de suas famílias. O grupo também debateu alternativas para a ampliação da rede especializada de atendimento no município, seja por meio da reestruturação do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar de Pojuca (NAMP), ou com a possível implantação de um novo Centro de Reabilitação.
Entre os pontos de pauta discutidos, destacaram-se três questões centrais:
Como realizar um diagnóstico social que identifique as demandas, desafios e potencialidades da população PCD e TEA no município?
Quais ações intersetoriais poderão ser efetivadas para garantir atendimento qualificado às pessoas com deficiência e suas famílias?
Quais estratégias serão desenvolvidas para incentivar a participação das famílias nos processos de acompanhamento e desenvolvimento de seus filhos?
A Prefeitura de Pojuca, por meio deste comitê técnico, reforça seu compromisso em construir políticas públicas inclusivas, ouvindo a sociedade civil, os profissionais das diversas áreas e, principalmente, as famílias que vivenciam, na prática, os desafios da inclusão.
Fonte: Agecom pmp