Pojuca poderá ganhar, nos próximos meses, uma "Praça do CEU", projeto do governo federal, por meio do PAC, que viabiliza a construção de Centros Educacionais Unificados, também conhecido como CEU da Cultura, que é um equipamento público destinado à promoção de atividades culturais e de arte-educação para a comunidade.
O prefeito Luizinho Trinchão (PSD) sancionou a lei que doa o espaço onde funcionava um parque aquático desativado, localizado no bairro do Retiro, às margens da BA-09, para a construção da praça. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (20) e prevê a doação ao Governo do Estado da Bahia de uma área com mais de mil metros quadrados, onde será implantada a Praça do CEU, espaço que já funciona em cidades baianas como Camaçari, Dias d’Ávila, Alagoinhas e Feira de Santana, entre outras.
O projeto prevê a construção de uma Praça do CEU com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas para oficinas, espaços multiuso, pista de skate e quadra esportiva coberta. Por meio de um trabalho em rede, articulado pelo poder público com a colaboração da sociedade civil, serão ofertados serviços de assistência social, atividades educativas, esportivas, culturais, tecnológicas e recreativas, juntamente com outras políticas de ações integradas, visando promover a inclusão social, o melhor aproveitamento dos espaços e a valorização dos diversos segmentos que compõem o bairro do Miradouro e suas adjacências.
O documento não informa o prazo para a execução da obra. Entretanto, o portal Mais Região apurou que, nas cidades onde as praças já estão em funcionamento, a média de investimento realizado pelo governo do estado para a construção dos equipamentos gira em torno de R$ 2 milhões, podendo variar conforme a localidade.
Fonte: Mais Região