O Coletivo de Mães e Famílias Atípicas de Pojuca está organizando uma caminhada em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento acontecerá no dia 2 de abril, com início às 16h30, saindo do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar de Pojuca (NAMP), localizado em frente ao Castelo Branco, e seguirá até a Praça Bartolomeu Santos. O coletivo é um movimento que oferece suporte e acolhimento a mães de crianças com necessidades especiais, que podem ser causadas por diversas condições, como autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outras.
O grupo tem como objetivo fortalecer as mães, capacitando-as a defender os direitos de seus filhos e a lutar por uma sociedade mais inclusiva. Além disso, busca criar uma rede de apoio mútuo, onde as mães possam se apoiar e contar umas com as outras nos momentos de dificuldade.
Além da caminhada, o grupo, em parceria com a Associação Pojucana de Inclusão e Apoio aos Autistas e PCD’s, realizará o 1º Encontro de Famílias Atípicas no dia 11 de abril, às 17h00, na Câmara de Vereadores.
Em uma entrevista exclusiva à equipe da Zoom TV, Maria Luíza, uma das líderes do movimento, afirmou que, após dois anos de trabalho, chegou o momento de o grupo ganhar visibilidade. “Precisamos ser vistos, precisamos de oportunidades, precisamos que olhem por nós, especialmente pelas mães. O objetivo sempre foi esse, buscar melhorias e benefícios para o tratamento dos nossos filhos, para que ninguém precise sair do município para receber um assistencialismo adequado. Ouvimos as reclamações, realizamos rodas de acolhimento com as mães e sempre contamos com o apoio de profissionais”, disse Maria Luíza.
Ela ressaltou ainda que o Coletivo de Mães Atípicas é um grupo apolítico. “Passa gestão, entra gestão, e nossa postura e foco permanecerão os mesmos. Quem abraçar nossa causa, o fará por acreditar nela e por ter um olhar sensível às nossas necessidades.” Completou Luíza.
Fonte: Zoom TV