Durante os festejos dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia nesta segunda-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues comentou a respeito de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que aponta a Bahia como líder de desemprego.
"O Brasil está passando por um momento muito especial, muito, muito. O Brasil inteiro, as oportunidades, por exemplo, do PAC, todos os estados estão recebendo recursos para investimento em infraestrutura, que é justamente aquilo que gera emprego no ato da construção, por exemplo, rodovias, pontes, ferrovias, construção de escolas, de hospitais, tudo isso gera emprego na sua efetivação, na sua execução e depois gera emprego para o seu funcionamento, para o seu custeio, por exemplo, uma escola que a gente investe 25, 26, 30 milhões, ali gera 200, 300, 400 empregos e depois a gente vai precisar de mais pessoas para, pelo tamanho de uma escola ou de um hospital como este, gera mais emprego e aquele emprego gera outro, então, inclusive investimentos, não só na construção civil, no serviço, olha o que está acontecendo no mundo", disse.
O governador também aponta que a quantidade de turistas impulsiona os empregos na Bahia e também os investimentos na capital e no interior.
"No Brasil inteiro, mas em especial na Bahia, pela quantidade de turistas que estão chegando pelos portos, pelos aeroportos ou de rodovias. Então, a minha expectativa é que em 2025 isso ainda aumente. Eu tenho certeza, vocês acompanharam aí na semana passada a presença do Lula aqui indo para o interior do estado, que é uma coisa importante isso. Os empregos não estão sendo gerados apenas na capital e nas cidades grandes. Ontem eu estava em Ubirassaba, um distrito, um distrito de brumado. Entre Ubirassaba e Fistaland, nós estamos falando de 30 milhões de reais de investimento em água. Então aquilo ali vai gerar, com certeza agora 200, 300, 400 empregos no município como este, mas depois a gestão desse serviço e o uso dessas águas para restaurantes, bares, então tudo isso acontece", comentou.
Por fim, Jerônimo também afirmou da expectativa que tem para o restante do ano.
"Eu espero que em 2025 a gente aumente ainda mais. Se a gente disser tudo certo e a ponte digamos iniciar pelo menos o serviço até a final. Final do ano, mais empregos gerados, o serviço de VLT está imprimindo cada vez mais uma força, a chegada de mais um tramo do metrô, mais as escolas hospitais que nós estamos construindo, isso com certeza a Bahia vai conseguir continuar sendo um destaque na geração de emprego", completou.
Fonte: Bnews