A Prefeitura de Pojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a abertura da Jornada Pedagógica 2025 com o tema “Políticas Antirracistas: Escola Acolhedora e Equitativa – Caminhos para o Antirracismo, a Inclusão e a Proteção de Direitos”. O evento reuniu educadores da rede municipal para refletir sobre práticas pedagógicas que promovem equidade e combatem todas as formas de opressão no ambiente escolar.
O prefeito Luiz Trinchão enfatizou que nossa escola deve ser um espaço acolhedor e equitativo, onde todos os estudantes sejam valorizados e respeitados. Um espaço onde as diferenças sejam celebradas e onde as oportunidades sejam iguais para todos. Mas isso não é uma tarefa fácil. Exige de nós um compromisso firme com a justiça social e a igualdade.
A secretária de Educação, Isabel Cristina, ressaltou a importância desse momento para a construção de uma escola mais justa e inclusiva. “Refletiremos sobre nosso fazer pedagógico a fim de, juntos, buscarmos estratégias para combatermos as formas de opressão.”
A jornada enfatizou a importância de importância a história, a identidade e a memória dos estudantes, garantindo uma educação que respeite e valorize a diversidade. Durante a programação, a palestrante Bárbara Carine destacou a relevância do debate sobre educação antirracista.
“Muito feliz em estar aqui na abertura da semana pedagógica de Pojuca, trazendo a pauta da educação antirracista como central, definida pela Secretaria Municipal de Educação. É um momento importante para fortalecer essa agenda e contribuir com novas práticas pedagógicas, dando continuidade no chão da escola com os educadores e educadoras.” – afirmou.
A superintendente de assistência pedagógica, Andrea Freitas, reforçou a necessidade de intensificar a proposta antirracista, garantindo que crianças, professores e toda a comunidade escolar tenham espaços de aprendizado vivos e significativos.
“É essencial que os professores educacionais aprendam de forma mais lúdica, para que a escola se torne um ambiente acolhedor e sonoro.”
Já o superintendente de gestão administrativa escolar, Marcus Espinheira, ressaltou que a abertura da jornada representa o compromisso do município com a garantia dos direitos de todos os estudantes.
A programação da Jornada Pedagógica Avançada com debates e oficinas, fornece aos educadores ferramentas para consolidar uma educação mais inclusiva e transformadora.
Fonte: Agecom pmp